Fortaleza

Bairro Fortaleza

Veja no mapa e trace rotas para o bairro  Fortaleza  eBlumenau - SC. Veja lojas, serviços, empresas, restaurantes e muito mais deste bairro Fortaleza   

Tags:

Gesso Blumenau, Gesso em Blumenau, Gesso Liso Blumenau, Drywall em Blumenau, Instalação Projetos em 3D, Manutenção em gesso, Drywall, Placas de Drywall, Gesso em Blumenau, Mão de Obra Teto Rebaixado em gesso, Colunas de Gesso Blumenau, Steel Frame Instalação, Rebaixado Teto Gesso, gesso liso, divisórias de gesso, cortinas de gesso, molduras em gesso, steel frame, cortineiro de gesso, nichos de gesso, gesso 3d, sancas de gesso, paredes de gesso, gesso liso, placas de gesso, preço geso blumenau, Parede de Gesso Blumenau, Divisória de Gesso Blumenau, Sancas de Gesso Blumenau, Iluminação de Gesso Blumenau, Parede de Gesso Driwall Blumenau, Placas de Gesso Blumenau, placas de Driwall blumenau, Divisória de Driwall Blumenau, Nichos de Gesso Blumenau, Deecoração de Gesso Blumenau.

 

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de Blumenau, ao delimitar as áreas, conserva a denominação local, o que gera nomes para os respectivos bairros. Os seguintes bairros não foram criados por leis especificas: Fortaleza, Salto do Norte, Salto Weissbach, Passo Manso, Badenfurt, Testo Salto, Itoupavazinha, Itoupava Central, Vila Itoupava, Fidélis e Valparaíso.

Eram pequenas localidades rurais até poucas décadas atrás que foram incorporadas gradativamente como áreas urbanas e suburbanas através das leis nº :

104 de 20 de janeiro de 1944;
215 de 7 de maio de 1951;
926 de 23 de dezembro de 1959;
857 de 13 de maio de 1968;
2.021 e 2.022 de 09 de agosto de 1974;
2.043 de 16 de outubro de 1974;
2.288 de 19 de outubro de 1977;
Lei Complementar no. 83 de 8 de junho de 1995.

A configuração feita pelo leito do rio Itajaí-Açu, contornando os morros do bairro Ponta Aguda, dão a impressão de fossos que contornavam as forças medievais. O nome Fortaleza aparece no mapa da Colônia de Blumenau de 1864, conjugada com a Ponta Aguda. 

A área, posteriormente, foi dividida formando o bairro Ponta Aguda e ao Norte deste consta o ribeirão Fortaleza, com a localidade do mesmo nome, cujo acesso era feito por uma estrada geral. 

A ocupação aconteceu após 1864, com a divisão dos lotes coloniais. A partir de 1964, transformou-se gradativamente num bairro residencial, pois possuía amplas áreas semi-planas próprias para instalação de loteamentos, recebendo maior impulso a partir da década de 70. Outro fator predominante que auxiliou o crescimento do bairro foram as enchentes, que induziu a população a procurar lugares livres de enchentes.

A Igreja Evangélica da Fortaleza Alta foi inaugurada em 9 de novembro de 1886. No dia 30 de março de 1911 foi criado o Schuetzenverein Fortaleza, posteriormente foi denominado de Clube de Caça e Tiro Fortaleza Alto.

A Sociedade Cordialidade criada em 20 de outubro de 1932 passa a ser denominada Sociedade Recreativa e Cultural Fortaleza, em 1939, onde funcionou o Clube Tribess.

A Sociedade Esportiva e Recreativa Nova Esperança foi criada em 15 de maio de 1956, estando numa localidade conhecida por Morro do Abacaxi. A Sociedade 1o de Janeiro de Itoupava Norte foi criada em 27 de março de 1958.

A estrada geral da Fortaleza recebeu a denominação de Francisco Vahldieck, em 1970; a rua Fritz Koegler, em 1972; a rua Júlio Michel, 1972; a rua Hermann Tribess, em 1973; a rua Henrique Reif, em 1955; e a rua Fritz Spenau, em 1978. 

Com a abertura da rua Fritz Spernau, o bairro Fortaleza ficou ligado ao Anel Viário Norte, via rua Hermann Tribess.

A rua Henrique Reif era conhecida como Toca da Onça. Segundo relato de antigos moradores, conta-se que por volta de 1953, Alfredo Kath, Eugênio Klein, Ernesto Schoenau e David Bolch saíram, num domingo, para caçar uma fera que estava matando os animais domésticos e, somente na segunda-feira, os cachorros encontraram a toca da onça, onde por volta das 4 horas da tarde, conseguiram matar a onça no morro do abacaxi. O animal foi levado em seguida para o Grupo Escolar Olímpico onde foi rematado o couro.